Avançar para o conteúdo principal

Do livro "O Melhor está para vir"


"O comboio chegou, finalmente. Entramos e sentamo-nos a meio da carruagem. A minha mãe, sentada do lado da janela, continuava atenta observando o exterior como um soldado na mais importante missão. O comboio inicia a sua marcha e, depois de sair da estação, quando mergulhamos na escuridão do vazio exterior que não conseguíamos observar, sinto que a minha mãe começa a abandonar aquele estado de ansiedade que carregava. Pousa o seu braço por cima dos meus ombros e puxa-me para ela. Seguimos a viagem assim, encostadas num abraço quente, deixando Coimbra para trás.
Ela soluçava baixinho, eu sentia o seu peito, as suas mãos e as suas pernas a tremer. Mas que poderia eu dizer-lhe? Queria dizer-lhe que ia correr tudo bem. Que íamos tomar conta uma da outra e nada nos ia separar. Mas não o disse. Quantas palavras ficam por dizer, ocultas na intensidade de um mimo ou de um carinho. Quantas palavras ficam por falar, por chorar e por sentir. Queria que as palavras me tivessem saído dos lábios, fazendo vibrar o tímpano e aquecer o coração de minha mãe. - Oh minha mãe, como queria dizer-te que te amo. - Mas não disse. Fiquei ali, já sem sono, enquanto sentia o seu abraço, quase sem força.
Na carruagem seguia um senhor, de barba farta cobrindo-lhe o rosto, que nos observou atentamente quando entrámos. Talvez alertado pelo rosto roxo da minha mãe. Mas nada disse, nada perguntou. Desviou o olhar, silenciando o evidente. Silenciando a dor que viu no rosto desfigurado daquela mulher. Talvez silenciando até a própria dor de quem não quer ver. Quando passou o pica, este pediu o bilhete e parou olhando para a minha mãe, que manteve os olhos baixos e a cara escondida pelo cachecol que trazia ao pescoço e que tentava esticar até aos olhos. Ele nada disse, nada perguntou e seguiu.
Sempre que o comboio parava a minha mãe ficava em estado de alerta, como um bom soldado. -E que bom soldado eras tu minha mãe.- Levada para uma guerra que não era a dela, foi a principal força da sobrevivência e da bravura. Enquanto lhe foi possível e, apenas uma vez não lhe foi possível, a última.
Nas paragens do comboio a respiração da minha mãe tornava-se mais rápida e mais silenciosa e o seu abraço ganhava mais força. O seu coração batia com tanta força que eu conseguia senti-lo no meu ombro encostado ao seu peito. O estado de alerta era disfarçado pelo rosto que resguardava, baixando-o e direcionando-o para a janela. Mas, depois do comboio retomar a sua marcha, ela voltava a perder a força no abraço e a soluçar baixinho."

Do livro "O Melhor está para vir"
----
Texto: Susana Silva
Imagem: pixabay

Comentários