Avançar para o conteúdo principal

Do livro "O Melhor está para vir"

- Anita, anda, veste-te. Vamos a casa da Amália.
Senti logo uma energia grande que despontou dentro de mim. Vesti-me rapidamente e fui ter com a minha mãe à cozinha, que já me tinha preparado um pão com manteiga e um leite que ela julgava morno, mas que me queimou mal o pus na boca. Ela tinha a tristeza estampada no rosto, os olhos tinham pouco brilho e sentou-se à minha frente na mesa.
- A dona Rita ligou a pedir para ires brincar um bocadinho com a Amália, ela está doente, precisa de companhia. Amanhã vai ao hospital e talvez tenha que ficar lá uns dias.
Senti um murro no estômago que ia empurrando o pão, que acabara de comer, para cima.
- Está doente? Tem gripe? - Perguntei desconhecendo as verdadeiras proporções daquela informação.
- Não minha querida, não é gripe. - Disse a minha mãe, sem me olhar nos olhos porque os dela lacrimejavam.
O dia estava frio e cinzento embora não chovesse. Segui feliz, desvalorizando a informação que a minha mãe me dera. Ao chegar ao portão de tua casa um trovão forte fez-me estremecer, e uma chuva miudinha começou a cair. Encostei-me à minha mãe enquanto percorríamos o jardim até à entrada da tua casa. À porta, a dona Rita, já nos esperava. As nossas mães tinham-se tornado muito amigas nestes últimos tempos.
- Podes ir, a Amália está no quarto dela, sabes onde é.

A frase da dona Rita foi dita com aspereza, nem olhou para mim. Eu segui, mas fiquei atrás da porta por uns instantes. O tempo suficiente para ouvir o explodir em choro da tua mãe. Receei e não quis ouvir mais nada por isso, fugi pelo corredor adiante na direção do teu quarto. Eu sabia que era por tua causa toda aquela tristeza. Eu sabia que andavas mais cansada que o normal e muito pálida. Eu sentia que tu não te sentias muito bem. Eu sabia que devia ter medo. Não era o medo aterrorizador que sentia do meu pai. Era um medo miudinho que nos consome. Que nos obscurece a vida. Aquele medo que nos dói até nos pensamentos. 

----
Texto Susana silva
Imagem pixabay

Comentários