Avançar para o conteúdo principal

A bola rola na calçada


A bola corria lentamente pelas pedras da calçada, deformada pela sua própria natureza. Uns pezitos descalços seguiam no seu encalço. Os calções muito curtos deixavam a descoberto os joelhos marcados. À paragem da bola um momento de concentração que travou as gargalhadas que o antecedera. O calcanhar eleva-se ligeiramente, para dar o balanço necessário à força que tinha que ser exercida no pontapear daquela bola. Ia na velocidade máxima, quase uma velocidade cruzeiro que teria feito chegar a bola às estrelas e, no seu regresso, trazer o brilho infinito nos olhos daquela menina que, parada junto à beira da estrada, sorria para mim, na ânsia da minha conquista. Mas aquele piso enviesado colocou-se à frente do meu pé. Não sei se senti mais dor ou vergonha. A bola jazia no mesmo local, nem o vento a tinha feito mover-se. Eu caído no chão chorava agarrado ao meu dedo do pé. A menina, com as mãos na boca, correu a chamar a minha mãe. Gritava eu e gritava ela. Vês este dedo sem unha? Foi nesse dia que a perdi. Nunca mais cresceu. Aliás como a ponta do dedo arrancada com pouca meiguice. Mas foi um dia feliz. A menina nunca mais me largou. Primeiro por compaixão, depois cresceu a amizade e, por fim, o amor. Hoje somos o que somos graças aquela cabeça de dedo arrancada. 
A vida é tramada. Chaga-nos na pele para nos encantar no coração.

----
Texto: Susana Silva
Imagem: Pixabay

Comentários