Avançar para o conteúdo principal

Obrigado

É dia internacional do obrigado. Fiquei impressionada por tal. Desconhecia. Mas fiquei a pensar no assunto. Sim, há muitos obrigados a dizer. Pensei no assunto enquanto lia, no facebook, o obrigado emocionado da A à família, escrito enquanto os seus pais viam a telenovela, sós, em casa, aguardando o telefonema da filha, que nesse dia não chegou. Pensei no assunto enquanto lia o comentário comovente do B aos amigos, escrito enquanto a mulher acabava de arrumar a cozinha, estender a roupa, vestir os miúdos e adormecê-los, e o B lá continuava em agradecimentos, nomeadamente à família, mas a sua boca não os poderia proferir, não naquele dia em que o seu orgulho toldava a vontade de dizer obrigado.

Dizemos muitas vezes obrigado, há até duas expressões bem portuguesas que incluem tal palavra: o “obrigadinho”, que é como quem diz, “podias ter-me dito” e o “olha! obrigada!” que, com a devida entoação significa “não precisavas de ter dito, eu já sabia”. Depois dizemos obrigada, o verdadeiro do agradecimento, nas mais variadas situações. Eu digo-o frequentemente, à senhora que me serviu o café, ao que me atendeu no talho, e à vizinha que desejou “saudinha”. Digo-o ao automobilista que parou para eu atravessar na passadeira, e digo-o com um gesto, levantando a mão. São tantos os obrigados que dizemos. Mas há alguns que vão além da palavra. Existem obrigados que são um sentimento que, como tal, nos envolve de tal modo que todo o nosso ser diz obrigada. Sabem do que falo. São mais raros. Mas acontecem e mudam-nos. Falo daquele obrigado que nos estremece as entranhas, que nos traz lágrimas aos olhos enquanto os nossos braços, num gesto quase involuntário de uma vontade sem fim, envolvem e abraçam o outro. E por fim, ali muito juntos, com a voz a tremer, lá conseguimos soltar um imensamente sentido obrigado. Este obrigado muda-nos. Há obrigados que não se dizem só com palavras, nem com gestos. Há obrigados que nos obrigam a usar todo o corpo numa gratidão que vai além do que se vê e até do que se sente. E por esses obrigados, só posso dizer, obrigado.

-----
Texto: Susana Silva
Imagem: pixbay

Comentários